quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Hilton Coelho alfineta João Henrique e Walter Pinheiro


Nada de radical ou extremista. O jeito calmo de Hilton Coelho, ex-candidato derrotado a Prefeitura de Salvador, surpreende quem se acostumou a associá-lo ao jingle “Na capital da Resistência”. Militante do Partido Socialista Liberal, ele chegou com um sorriso no rosto e muito à vontade para conversar com os alunos do 5º semestre de jornalismo do Centro Universitário da Bahia.

Com perfil de político apaixonado, ele foi um estudante incomodado com o cenário político do país e um das caras pintadas que lutaram pela saída do presidente Collor de Mello. Nessa época era estudante do Cefet, antiga Escola Técnica, local em que começou a sua vida política.

Hilton falou da importância do partido na sua carreira, bem como os motivos que o fizeram sair: “ Para mim, passar 18 anos lá e depois perceber que não era mais uma alternativa, foi um processo muito doloroso. Saímos, porque esperávamos que o governo Lula fosse a inversão do governo Collor e ele não foi.”

Ao falar da aceitação do governo Lula, ele foi categórico, o presidente é fortemente apoiado pela mídia e mostrou sua descrença no meio: “Eu vou falar isso abertamente para vocês. Não confiem em nenhum espaço da grande mídia hoje”

Contextualizando as suas respostas com o cenário internacional, mostra o conhecimento adquirido por ser mestre em História pela Universidade Federal da Bahia e a bagagem adquirida por 16 anos de caminhada no Partido dos Trabalhadores. Ele citou exemplos do crescimento da Índia e China e, segundo ele, o Brasil deveria afirmar um posicionamento soberano em decorrência dos potenciais ambientais, minerais e ecológicos.

Pessimista com os atuais políticos no poder, Hilton afirmou não confiar em nenhum deles. Disse admirar alguns militantes que ainda estão no partido dos trabalhadores, mas que estes estão sufocados pela conjuntura do partido.

O político votou em si mesmo no segundo turno. Disse que foi vergonhoso ver Walter Pinheiro perder nos debates para João Henrique, mas era crível, pois o candidato do PT não tinha política para ganhar essas eleições.

Também não aliviou para João Henrique: “A ira de João Henrique foi porque Wagner garantiu que o PT apoiaria a sua reeleição para prefeito se ele retirasse a sua candidatura para governador. O problema da administração de João Henrique não foi a falta de verbas, e sim porque ele deixou que se aprofundasse um problema gravíssimo que se iniciou na gestão do Carlismo, que foi a iniciativa privada desviar recursos da prefeitura.”

Para o futuro, Hilton prevê uma candidatura do Psol para deputado estadual, mas garante que isso ainda são especulações. No momento ele pretende lutar para garantir a revogação do atual PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano).

Nenhum comentário: