sexta-feira, 9 de novembro de 2007

O PADRE É POP - 08-10/06


Por Sandra Andrade
Há cinco anos a comunidade de Nazaré das farinhas têm tido motivos de sobra para comemorar. Desde que o Padre Cristóvão assumiu a paróquia de Nossa Senhora da Purificação de Nazaré a igreja tem conquistado muitas vitórias e o respeito da população local.

Com uma dinâmica diferente, o Padre Cristóvão de Figueirêdo, de 42 anos, ordenado há mais de quinze, conquistou a cidade de Nazaré. Desde ações religiosas, o cuidado com as igrejas e a reforma da casa paroquial para o recebimento de visitantes, a problemas de âmbito social e ambiental, o padre tem mostrado que a igreja pode, e deve ajudar o povo. Há quatro anos Padre Cristóvão criou a Fundação São Roque, com o objetivo de cuidar de crianças com deficiências especiais.
Hoje lutando pela sua sede própria, a fundação funciona numa casa alugada e atende cerca de 40 crianças de famílias muito pobres. As famílias entregam seus filhos não somente pela base educacional que a fundação lhes dá, mas também para diminuir as despesas em casa, diz o padre, que luta para integrá-las a seus lares. Estas crianças são acompanhadas por um médico psiquiatra e possuem aulas de alfabetização e atividades lúdicas, para os casos mais graves.
A Igreja Católica de Nazaré também apóia a Obra Assistencial Jana Piseiro, que desenvolve ações de sustentabilidade de famílias pobres com a distribuição de cestas básicas e, fundos para a construção de casas. Segundo Graziela dos Santos, articuladora da Casa Paroquial, a igreja ganhou respaldo com as ações do padre. Para Edílson, ministro da eucaristia, o padre tem sido muito importante nesta nova fase da igreja católica, e ajuda também a Obra Assistencial Sol Nascente que cuida da educação de crianças na infância. Estas obras não possuem apoio de nenhuma instituição e recebem doações de sócios, como são chamados, que são pessoas da comunidade de Nazaré.

Questionado sobre o seu objetivo na comunidade, Padre Cristóvão diz que busca “resgatar neste povo que já enfrentou tantas dificuldades a esperança de acreditar em si mesmo e conquistar seus objetivos. Ensinar que embora sejam diferentes, essas diferenças podem uni-los cada vez mais com a consciência do ser pessoa. E que essas pessoas são muito usadas e tentamos ajudá-los a desenvolver o pensamento crítico e libertá-las dessa situação de pobreza em que vivem”.

Os fiéis hoje lutam por uma outra causa: Padre Cristóvão está na eminência de ser transferido para outra comunidade. A população tem feito pedidos para a permanência do mesmo, mas será necessário aguardar uma resposta do bispo da Diocese. Segundo o padre infelizmente isso pode acontecer, pois existem outras comunidades necessitando de ajuda e, há a possibilidade de que ele não esteja mais na cidade no início próximo ano. Para a tristeza dos católicos nazarenos.

Nenhum comentário: